segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Projeto de Musica


Fotos do Projeto de Musica que desenvolvo na creche Pequeno Polegar. A evolução das crianças em relação a musica é visível. Pode-se avaliar isso pela atitude de timidez que apresentavam quando o projeto teve seu inicio em 2009. Hoje elas se encorajam a ir na frente dos colegas para cantarem enquanto a professora toca o violão. As crianças cantam musicas infantis de seu repertório escolar, musicas escolhidas por elas mesmas, musicas que sabem decor.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Indicando DVD.

Uma otima opção musical para trabalhar com a criançada é o DVD da galinha pintadinha. Agora ja está a venda o segundo DVD, encontra-se tambem os clipes no youtube. As musicas desses DVDs foram retiradas do cancioneiro popular brasileiro e o mais legal é que os clipes são super animados e coloridos, o que chama muito atenção das crianças, despertando assim um grande interesse. Fica ai a dica.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Alguns links uteis:

http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/
http://www.cantosencantos.com/wordpress/
http://www.superane.com.br/musica.php?idnot=365&tit=bebes-reconhecem-musicas-complexas

Estes são alguns site interessantissimos que tenho visitado e pesquisado sobre musica. Espero que aproveitem bem pra trabalhar com as crianças se der pra utilizar.

Ahh gostaria de indica um livro muito bom também:
Musica na educação infantil, Autora: Teca Alencar de Brito.

sábado, 3 de julho de 2010

Algumas reflexoes sobre a musica.




O semestre acabou e pedi pra que as educadoras da creche onde trabalho fizessem uma avaliação do que representou o projeto de música para as crianças nesse semestre. No que eu recebi das educadoras percebo o tamanho da importância do desenvolvimento da música na vida do ser humano, principalmente das crianças. A música forma pessoas mais concentradas, atentas, desperta a intelectualidade, etc. Teca Alencar de Brito escreve em seu livro musica na educação infantil, que a música deve ser trabalhada para formar as pessoas, e não com o intuito de formar musicos, e concordo plenamente com isso.  A criança não deve ser forçada a aprender um instrumento, mas sim estimulada a apreciar uma obra musical, escolher ouvir músicas de otima qualidade, desenvolver atenção, etc.
A idéia para o próximo semestre é melhorar o desenvolvimento do projeto na creche, trazendo uma maior diversidade de instrumentos para que as crianças apreciem e conheçam melhor. Também apresentar atividades diferentes para as crianças maiores como: jogo da memoria com instrumentos, domino, jogo dos sons, enfim, exite uma grande variedade de atividades a serem desenvolvidas.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fazer registros é muito importante

O registro é muito importante pra qse possa refletir sobre o que esta se ensinando, como esta se ensinando, como o educando está aprendendo. Enfim, é uma maneira de ter em mãos as atividades desenvolvidas. Esses registros podem ser atraves de escrita feita pelo proprio educador, trabalhos aplicados as crianças, fotos.
Ja para as crianças de berçario 1, onde as atividades são mais de desenvolvimento motor, o tipo de registro adequado são fotos tiradas das atividades desenvolvidas. Essas imagens devem ser anexadas em um caderno, pasta, blog, se transformando num portifolhio. O que é muito importante tambem para o curriculo do profissional da educação. Tenho registrado as atividades que desenvolvemos no meu berçario e pretendo fazer um portifolho com essas imagens. Essa é a minha reflexão de hoje.

ÁRVORE NUMÉRICA Ensinar e aprender matemática nunca foi tão fácil! Para realizar esta atividade, você precisará de tampinhas, gar...