sábado, 3 de julho de 2010

Algumas reflexoes sobre a musica.




O semestre acabou e pedi pra que as educadoras da creche onde trabalho fizessem uma avaliação do que representou o projeto de música para as crianças nesse semestre. No que eu recebi das educadoras percebo o tamanho da importância do desenvolvimento da música na vida do ser humano, principalmente das crianças. A música forma pessoas mais concentradas, atentas, desperta a intelectualidade, etc. Teca Alencar de Brito escreve em seu livro musica na educação infantil, que a música deve ser trabalhada para formar as pessoas, e não com o intuito de formar musicos, e concordo plenamente com isso.  A criança não deve ser forçada a aprender um instrumento, mas sim estimulada a apreciar uma obra musical, escolher ouvir músicas de otima qualidade, desenvolver atenção, etc.
A idéia para o próximo semestre é melhorar o desenvolvimento do projeto na creche, trazendo uma maior diversidade de instrumentos para que as crianças apreciem e conheçam melhor. Também apresentar atividades diferentes para as crianças maiores como: jogo da memoria com instrumentos, domino, jogo dos sons, enfim, exite uma grande variedade de atividades a serem desenvolvidas.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fazer registros é muito importante

O registro é muito importante pra qse possa refletir sobre o que esta se ensinando, como esta se ensinando, como o educando está aprendendo. Enfim, é uma maneira de ter em mãos as atividades desenvolvidas. Esses registros podem ser atraves de escrita feita pelo proprio educador, trabalhos aplicados as crianças, fotos.
Ja para as crianças de berçario 1, onde as atividades são mais de desenvolvimento motor, o tipo de registro adequado são fotos tiradas das atividades desenvolvidas. Essas imagens devem ser anexadas em um caderno, pasta, blog, se transformando num portifolhio. O que é muito importante tambem para o curriculo do profissional da educação. Tenho registrado as atividades que desenvolvemos no meu berçario e pretendo fazer um portifolho com essas imagens. Essa é a minha reflexão de hoje.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Atividade do B1 - quarta feira

O contato com livros deve ser incentivado desde pequenos. Com essa atgividade buscamos levar esse contato a esses pequeninos. Com livros adequados a idade, livros de papelão, plástico, etc. Esses livros geralmente muito coloridos, com figuras do cotidiano das crianças, com detalhes que chamem sua atenção, como sons, materiais que dazem barulho, etc. Nessas fotos aqui postadas podemos obeservar que as crianças estão bem interessadas na atividade. Também podemos ver a atuação das educadoras com os pequenos, incentivando que observem as figuras.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sobre a Barra de Videos!



Coloquei uma barra de pesquisas de videos para facilitar a quem quiser pesquisar alguns videos relacionados a educação e a qualquer outro assunto que interessar. Digo que tem muitos videos bons sobre historia da educação, musicalização infantil, o olhar do educador. É so pesquisar e confirir. Otima pesquisa!

Estou retornando depois de algum tempo. Minha experiencia com a faixa etaria de 4 meses a 1 ano e 3 meses tem sido maravilhosa e muito melhor do que eu esperava. É gratificante ver como esses pequenos respondem aos estimulos que fazemos e como eles desenvolvem rapido suas capacidades. Em um simples girar de argolas pude observar o interesse enorme dos bebes, e mais gratificante ainda foi perceber que um deles, tentava girar a argola a sua maneira, mas tentava. Eles são muito inteligentes e capazes, e penso que nós educadores não devemos medir esforços para estimula-los, mas claro, cada criança dentro do seu ritmo. A cada dia me apaixono muito mais pela minha profissão e quero cada dia aprender mais, para ensinar melhor e aprender com esses pequeninos que muito tem a nos ensinar.

ÁRVORE NUMÉRICA Ensinar e aprender matemática nunca foi tão fácil! Para realizar esta atividade, você precisará de tampinhas, gar...